top of page

O que é uma DAW?

Atualizado: 24 de mar.

Uma DAW (Digital Audio Workstation) é um software que lhe permite gravar, editar, mixar qualquer tipo de áudio.


Existe Software para Edição de Áudio de todos os gostos e preços.


Para quem está começando no podcast, eu aconselho o Audacity.


E se você pretende fazer podcasts elaborados, como por exemplo um podcast narrativo repleto de trilhas e efeitos, minha recomendação é começar pelo Cakewalk da BandLab.


Caso você amanhã ou depois, pretenda trabalhar com edição de podcasts, eu recomendo, o Reaper ou o Studio One.


Os quatro softwares citados acima funcionam muito bem gratuitamente.


No caso do Reaper ou Studio One, a versão gratuita não possibilita o uso de recursos que vão facilitar a mixagem do teu podcast. Por isso, a medida que você for aprimorando o seu podcast ou a medida em que você for angariando mais clientes interessados nas suas edições, é recomendável adquirir a versão paga. Ambos têm preços bem acessíveis e são softwares bem leves que não pesam o seu computador.


Atenção: A primeira vista, uma DAW pode parecer bem complicada. Porém, para o uso que queremos dela, ela pode ser bem simples.


Ao produzir podcast não vamos precisar de toda as funcionalidade de um editor de áudio padrão. Isso porque, a DAW foi concebida para produção musical que requer mais recursos para instrumentos musicais, mais recursos para a voz cantada, enfim...


Pode ficar tranquilo. Eu sei que ao abrir pela primeira vez uma DAW, ela assusta. Mas para produzir histórias em formato áudio, nós vamos usar apenas algumas funções bem simples.


O importante é você ter em mente a "Linguagem Sonora" que você quer aplicar a sua história. A narrativa, a identidade e os elementos sonoros e principalmente um bom texto roteirizado, são mais importante do que o microfone e a DAW que você vai escolher.


Eu recomendo fortemente que você invista aos poucos nos aparelhos eletrônicos.


Deixe que o seu próprio podcast vai tomando corpo e assim, aos poucos, você vai entendo quais são as suas verdadeiras necessidades do seu projeto narrativo.


Essa questão da aparelhagem eletrônica, ela tem que ser coerente a sua realidade financeira e a sua realidade criativa. Você pode, sim, fazer um criar um podcast extremamente criativo com poucos recursos eletrônicos. Basta, você compreender qual é a sua "Linguagem Sonora" - (Artigos sobre tudo que você precisa saber sobre Linguagem Sonora para criar seu Podcast Narrativo, você encontra AQUI).


A seguir, vamos ver cada um deles, detalhadamente:


Audacity

Oficineiro Podcast

Audacity é um potente editor e gravador de áudio para Windows, macOS e Linux.


Ele é gratuito e funciona como um "open source software", um software de código aberto que permite a colaboração de outro desenvolvedores.


Esta pode ser uma excelente opção para tirar o seu podcast do papel. Audacity é simples, fácil de usar, é bem intuitivo.


Ele possibilita você trabalhar com diversas pistas de áudio, Você pode abrir uma pista para a voz, outra pista para a trilha sonora e outras pistas para os efeitos sonoros.


Audacity ainda conta com um recurso poderoso e muito útil nas produções de podcasts: A limpeza do áudio. Ele permite que você tire os ruídos de fundo da sua voz. É um recurso que tem que ser usado com moderação, se você exagerar na limpeza, sua voz poderá sair prejudicada, com um som mais metalizado...


Aqui você tem um pequeno video tutorial sobre suas principais funções e como fazer a limpeza do áudio com o Audacity.



 


BandLab



Oficineiro Podcast

A BandLab é uma Digital Audio Workstation (DAW) concebida para ser simples. Ela é muito útil para gravar a sua narração e depois colocar os efeitos e trilhas sonoras da sua escolha, tudo pelo celular.


BandLab funciona no computador ou no celular, o que agiliza muito a sua produção. E o melhor de tudo, ela possibilita você compartilhar suas produções na rede social da própria BandLab.


O aplicativo ainda tem uma função que permite, por e-mail, convidar outros podcasters a produzir o episódio junto com você. Isso pode ser uma grande vantagem na hora de gravar uma entrevista por exemplo, ou mesmo, fazer uma produção em equipe.


Aqui você tem um pequeno vídeo tutorial sobre suas principais funções e como fazer um convite para fazer uma produção em equipe com o BandLab.



 


Reaper


Oficineiro Podcast

Reaper é uma DAW robusta e simples de usar. Ela lhe será muito útil na produção de podcast mais elaboradas, onde se exige mais da edição.


Muito usada por produtores musicais, Reaper roda em Windows, Mac OS e tem uma versão beta em Linux.


Reaper permite que você tenha um período de teste por 60 dias. Depois disso, ela passa a ser paga. É uma das DAWs mais em conta no mercado. E sua relação custo-benefício faz o investimento valer a pena.


Confira aqui um pequeno vídeo tutorial sobre as principais funções do Reaper.


 

Studio One



Oficineiro Podcast

Studio One da PreSonus é pra quem deseja alçar voos maiores no podcast. A Interface não é simples, mas também não é complicada.


Ela permite organizar seus áudios e demais recursos facilmente, o que evita você se perder na edição.


A exportação dos episódios é bem simples e na versão paga permite que você publique diretamente no Soundcloud.


São inúmeros os recursos musicais, possibilitando você de criar seus próprios efeitos e trilhas sonoras dentro da plataforma.


Existe a versão gratuita, mas ela não oferece recursos para mixagem, como limiter, compressor, reverb, etc.


Recentemente, a PreSonus lançou o Studio One 6 Artist, uma versão reduzida de recursos mas não por isso, reduzida de possibilidades criativas para o seu Podcast Narrativo.


Na minha humilde opinião, Studio One 6 Artist é a melhor DAW custo-benefício do mercado hoje.



 


oficina de podcast narrativo


 Transforme suas histórias em experiências sonoras envolventes!


Você tem uma ideia incrível para uma Narrativa Sonora, mas não sabe como dar vida ao seu projeto? Deixe-nos ajudar!


Somos especialistas em edição e sonoplastia para áudio dramas, reportagens, documentários, rádio novelas e podcasts narrativos.


Vamos transformar suas histórias em produções sonoras de alta qualidade que cativarão seu público.


 Nossos serviços incluem:


  • Edição profissional de áudio

  • Design sonoro personalizado

  • Mixagem e masterização de alta qualidade

  • Orientação criativa para aprimorar sua narrativa


Deixe sua marca no mundo do áudio storytelling!


Entre em contato conosco para discutir seu projeto e descobrir como podemos tornar suas ideias em realidade.




 


Tutorias no YouTube




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page