top of page

Captação do áudio

Atualizado: 14 de jan.

Essa talvez seja a fase mais delicada de toda a produção de um podcast: a captação do áudio. Para um Podcast Narrativo, um podcast de contação de histórias, a etapa da captação do áudio tem duas categorias:


  1. A gravação da voz - Narração

  2. A captação dos ruídos - Efeitos Sonoros


Vamos começar pela...

oficina de podcast

A gravação da voz - Narração


A narração, locução ou a interpretação do texto exigem muita dedicação. Afinal, sua história será contada, sem gestos, sem olhares, sem cara e bocas, será contada só através da voz.


É claro que a trilha sonora e a sonoplastia vão auxiliar na contação da história, mas o fio narrativo é conduzido pela voz.


Por isso, o momento da gravação da voz é algo crucial na produção de um podcast. Eu peço a você que preste muita atenção na qualidade do áudio. A captação do áudio, no caso a sua voz, tem que ser limpa, quase impecável. Evite gravar em locais barulhentos. Procure um recinto tranquilo, com o mínimo de ruído externo, num horário que você sabe que não será interrompido. Se tiver que repetir o trecho gravado. Repita. Procure mandar para a edição, um material mais limpo possível. Isso ganha tempo e qualidade na edição. Claro que uma correção ou outra pode-se fazer na edição, mas a edição não faz milagres. Por isso, priorize a captação do seu áudio.


A distância entre você e o microfone é muito importante. Procure falar num tom de voz normal, evite sussurrar ou gritar. Preste atenção na impostação da voz, fale com um tom de voz firme, sem hesitações. Preste atenção na projeção da sua voz. Outra coisa. Para facilitar o seu fôlego, você pode gravar em blocos. Grave um parágrafo por vez, por exemplo. Preste atenção na entonação da voz, use sua voz como você estivesse contando um caso, ou uma história, porque de fato, você está. Você pode fazer de forma bem espaçada, devagar, com calma. Você pode imprimir o ritmo da narrativa, utilizando sua voz com mais musicalidade, com interpretação de espanto, surpresa, mas use sua voz com consciência de cada momento da sua narrativa, trabalhando as emoções que você quer passar ao ouvinte. Na edição, podemos mexer com o ritmo. Mas, lembre-se: quem dita o ritmo da narrativa é a voz contadora da história.


Ah! Super importante, evite comer durante as gravações! Beba somente água. Mantenha a garganta umedecida. Com água, qualquer outra bebida amortece as cordas vocais!


A captação dos ruídos - Efeitos Sonoros


Quem trabalha com sonoplastia dentro da contação de história pode gravar os seus próprios efeitos sonoros, como por exemplo, o bater de portas e janelas, passos na escada, som de passarinhos, um espirro, etc.

oficina de podcast

Atualmente, muitos ruídos e sonoplastia podem ser encontrados em bibliotecas de áudio. Mas se você preferir, ou mesmo, se não encontrar o ruído desejado, você pode gravar o próprio ruido.


Para gravar o próprio ruído eu recomendo os microfones portáteis da Zoom ou Tascam. Vou deixar o link dos dois microfones que eu uso para gravar a sonoplastia aqui como Material de Apoio.

Então, eu falei sobre as duas categorias de captação de áudio num podcast narrativo, são elas:


Gravação da voz e Gravação dos ruídos, lembrando que a gravação dos ruídos é opcional, caso você queira gravar algo que não tenha encontrado nas bibliotecas de áudio.


Importante!


Comece a captação de áudio só depois que tudo estiver roteirizado; uma boa história com começo, meio e fim bem delimitados, personagens bem construídos, cada ruído planejado, trilha sonora escolhida. Aí sim, quando estiver tudo planejado, você parte pra segunda etapa, a produção. E a produção começa com a captação de áudio.

Então, fica a dia - A minha recomendação é começar a gravar, apenas quando tiver tudo bem planejado e idealizado. Está bem?


A cada episódio lançado você precisa passar por essas três etapas:


Planejamento – Produção – Publicação


Gente, é muito fácil se perder numa produção de podcast narrativo. Por isso, eu bato nessa tecla.


Planejamento – Produção – Publicação


Basta seguir o método aqui apresentado e tudo correrá muito bem... e quando tudo corre bem na produção, a criatividade corre solta!

Então, pessoal, eu espero que tenha ficado claro, e que essas dicas possam lhe ajudar na captação do áudio. Qualquer coisa, estou à disposição para elucidar as suas dúvidas. Boa sorte! Boa gravação!


E, bora criar!

 

podcast narrativo

Áudio & Narrativas

Ajudo você a produzir Narrativas Sonoras



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page