Quem tem mais de 30 anos se lembra do “Plim Plim” da Rede Globo. Se você acompanha a evolução da oferta de séries e filmes no streaming, provavelmente, vai se lembrar do “Tum Tum” da Netflix.
A identidade sonora é o uso de sons e músicas para criar identificação de uma marca através da audição.
O tom da voz de uma pessoa, o som característico de uma risada, a música escolhida... tudo o que ouvimos impacta na nossa percepção da mensagem.
Uma boa identidade sonora funciona como uma assinatura.
Ela chama a atenção do espectador e consolida a sua narrativa na memória do ouvinte.
Uma identidade sonora pode ser uma ferramenta de grande utilidade para uma narrativa sonora que pretende se destacar e se conectar com o ouvinte.
O que mais caracteriza a Identidade numa Narrativa Sonora são as vinhetas de Abertura ou Encerramento e as Virgulas Sonoras.
Existem também vinhetas de passagem, mas sinceramente entre uma vinheta de passagem e uma Vírgula Sonora a distância conceitual é mínima.
Escute diversos exemplos de vinhetas e a definição do que é Identidade Sonora
Agora que você sabe diferenciar, ou ao menos, começa a diferenciar o que é vinheta e o que é virgula sonora. (Porque eu avisei, a linha conceitual entre as duas é muito tênue).
Então, agora, eu sugiro que você preste atenção, escute os podcasts de sua preferência e façam a distinção entre as passagens de assunto, a entrada de um programa, o fechamento, enfim, comecem a se familiarizar com esses recursos, porque eles são muito usados, principalmente em podcast narrativos.
Esses recursos são uma forma de manter a tenção do ouvinte, e não só isso, são formas de organizar o conteúdo. Como se fossem parágrafos.
A Vírgula Sonora, por exemplo, é um respiro que você dá ao ouvinte.
Ela pode servir pra separar os assuntos, bem como, passar uma impressão de temporalidade, como se o tempo tivesse passado.
Ou, até, mudar a noção de espacialidade, transportando o ouvinte a outro cenário. São muitas as utilidades da virgulas sonoras.
Para você ter uma ideia mais ampla, eu vou deixar aqui, como material de apoio, o link de um episódio do Alô Ténica, do mestre Leo Lopes onde ele mostra vários exemplos de vinheta e vírgulas sonoras usadas em rádio e podcast.
Vale a pena! Não deixe de escutar.
Para nós que produzimos Contos Sonoros esses recursos são preciosos para intensificar a experiência do ouvinte.
Partindo da premissa que você assimilou bem o conteúdo desse nosso encontro, eu vou ficando por aqui, com a certeza que nos encontraremos no próximo bloco.
Escute o material de apoio que eu disponibilizei aqui e bora criar.
Alô Ténica! #18 | Identidade sonora: abertura, vírgulas e vinhetas radiofobia.com.br
PODCAST | Universo Candura Blog/Podcast | Universo Candura
Zanna Sound | Sound Branding — Zanna Sound
Tumpats | Sound branding no podcast - Tumpats
Feedgurus | Design de Som Para Podcast: Guia Completo de Audio Design (feedgurus.com)
Áudio & Narrativas
Ajudo você na criação de
Narrativas Sonoras
Comments